Esqueci minha senha?

Notícias

Ver lista completa

Os benefícios do esporte na infância

  • Compartilhar:

O esporte ajuda na interação e sociabilidade entre as crianças, ele permite que elas conheçam outras pessoas e assim troquem experiências e conhecimentos.

Nas escolas do Brasil a prática de esporte na infância é uma disciplina curricular obrigatória. Os alunos podem praticar futebol, natação ou até mesmo uma simples atividade recreativa. Muitos estudiosos afirmam que o esporte na infância gera benefícios positivos em longo prazo.

Os benefícios são físicos e psicológicos, pois as crianças fortalecem os ossos e músculos e, consequentemente, o crescimento físico. O esporte também ajuda na concentração, na coordenação motora e na disciplina, respeitando as outras pessoas. Para a pedagoga Déborah Maria, o esporte ajuda até na escrita das crianças. “O esporte auxilia as crianças na hora de escrever, pois elas aprendem a pegar no lápis direito, sem tremer e respeitam também os limites do papel e é fundamental para uma maior rapidez no processo de aprendizagem”. 

“É uma atividade que trabalha o coletivo, ajuda no trabalho de equipe, além de estimular a competitividade e faz com que eles aprendam a respeitar regras”, lembra a pedagoga. O esporte ajuda na interação e sociabilidade entre as crianças, ele permite que elas conheçam outras pessoas e assim troquem experiências e conhecimentos. 

Programa Esporte na Escola

Em 2002, o então presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, sancionou a Lei 10.328 de 12 de dezembro que introduz o termo “obrigatório” após a palavra “curricular” no artigo 26 do 3º parágrafo. 

A partir daí entra em cena o Programa Esporte na Escola-PEE desenvolvido pelo Ministério do Esporte e Turismo – MET. O programa disponibiliza recursos para a construção de quadras poliesportivas, além de distribuir material esportivo, principalmente bolas, para todas as escolas do Ensino Fundamental com mais de 500 alunos matriculados, segundo o Censo 2000 do Mec/Inep.

O Programa Esporte na Escola funciona também em contraturno, por exemplo: os alunos que estudam pela manhã, podem desenvolver as atividades esportivas na parte da tarde e vice-versa. E assim, Ganham os alunos do ensino fundamental que terão mais oportunidades para desenvolver suas aptidões esportivas.

Fonte: Portal Educação Fisíca

Acesse de um dispositivo móvel:

João Paulo II
Delta Tech - Gerenciamento de Conteúdo