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Educação Infantil

Em uma linha prática e sucinta, as propostas pedagógicas que incentivam a realização de projetos consideram a vontade dos alunos de aprender, ganhando ainda outros contornos graças à troca de informações entre alunos e entre professores na instituição escolar. Os projetos partem de questões de investigação e descobertas, os educandos selecionam e articulam informações com conhecimentos que já possuem, para compreender ainda melhor essas questões e, assim, tentar resolvê-las ou chegar a novos questionamentos. É importante permitir que o aluno represente o seu entendimento, de modo que ele possa identificar o que sabe e o que precisa buscar para aprofundar o conhecimento. O objetivo dessa concepção de ensino-aprendizagem é promover momentos de diálogo, de integração e conversas, tornando possível a reorganização do conhecimento pelos próprios educadores e educandos. O trabalho com projetos permite, portanto, articular os conhecimentos científicos e os saberes populares e cotidianos, propiciando condições para que os questionamentos sejam respondidos à luz da curiosidade dos alunos, de suas necessidades e de seus interesses mais imediatos. Mais ainda, põe os sujeitos da educação no centro do processo educativo, na tentativa de dar respostas aos problemas encontrados.

A proposta é o lúdico, a brincadeira, as fantasias e histórias. Levar o educando ao aprendizado através do concreto e do abstrato, do real e da fantasia. Promover atividades dinâmicas e que respeitem e valorizem a primeira infância. O jogo e o brinquedo representam formas de aprendizagem importantes e básicas nesta etapa do ciclo básico, uma vez que possibilitam a articulação dos conhecimentos em relação ao mundo.

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